Menu fechado

Artigos Científicos

1. Taxonomia e distribuição do sagui-anão, Callibella humils.

Em busca de uma classificação significativa para os saguis amazônicos: Os saguis anões devem ser considerado Mico congenerics?
Felipe E. Silva Rodrigo Costa‐Araújo Jean P. Boubli Marcelo I. Santana Caetano L. B. Franco Fabrício Bertuol Hermano Nunes José de Souza Silva‐Júnior Izeni Farias Tomas Hrbek
Publicado em: 02 Fevereiro 2018

Espécie descrita em 1998, sobre a qual havia muita controvérsia sobre a classificação – se era um gênero distinto ou se pertencia ao mesmo gênero de Mico. Antes do nosso estudo essa duvida permanecia, pois apenas 3 espécimes tinham coletados até então e meia duzia de pontos de ocorrência eram conhecidos. Nesse artigo estudamos a morfologia, genética e distribuição dessa espécie, confirmamos que se trata de uma linhagem irmã e distinta das espécies de Mico, e aperfeiçoamos o que se sabia sobre distribuição geográfica. Nesse estudo não avaliamos o status de conservação da IUCN, mas avaliamos o EDGE score, que é uma métrica de “uniqueness” em termos de evolução, mostrando que é uma linhagem única que merece um olhar particular sobre sua conservação.

Citação:
Silva, FE, Costa‐Araújo, R, Boubli, JP, et al. In search of a meaningful classification for Amazonian marmosets: Should dwarf marmosets be considered Mico congenerics? Zool Scr. 2018; 47: 133-143.
https://doi.org/10.1111/zsc.12278

2. Distribuição e status de conservação de Mico marcai.

O sagui da expedição Roosevelt-Rondon Mico marcai: revelando o estado de conservação de uma espécie com deficiência de dados.
Felipe Ennes Silva, Hani Rocha El Bizri, Jonas da Rosa Gonçalves, Lísley P. Lemos, Rodrigo Costa-Araújo, Ivan J. Lima, Aline Tavares Santos, Marcelo Ismar Santana, Caetano L. B. Franco and Jean P. Boubli
Publicado em: 23 Novembro 2018

Espécie descrita em 1993, com base em 3 peles de museu de animais coletados na expedição Roosevelt-Rondon, em 1914, e em apenas um registro de ocorrência. Isso era tudo que se tinha conhecimento sobre essa espécie até a publicação do nosso artigo, no qual clareamos a distribuição geográfica e avaliamos o status de conservação da espécie. De acordo com nosso estudo a espécie que era considerada Deficiente em Dados foi reavaliada como Vulnerável e agora tem uma distribuição geográfica de fato.

Citação:
Silva, F., El Bizri, H., Gonçalves, J., et al. The Roosevelt–Rondon expedition marmoset Mico marcai: Unveiling the conservation status of a Data Deficient species. Oryx, 1-7.
https://doi.org/10.1017/S0030605318000303

pt_BRPortuguês do Brasil